O empreendedorismo não é uma atividade exatamente nova. Já é utilizado há muitos e muitos anos pelos mais diferentes profissionais e nos mais diversos segmentos. O que mudou (e muito) está na forma com que as pessoas encaram a arte de empreender.
Antigamente o foco estava 100% na obtenção de uma renda para viver bem e pagar as contas mensais. Claro que esse ainda é um dos objetivos, mas está longe de ser o único em tempos de tecnologia e outros focos.
A própria sociedade mudou muito nos últimos tempos. As relações já não são as mesmas e trabalhar simplesmente para ganhar dinheiro já não atrai mais. O objetivo mudou bastante.
Para entender melhor, veja a seguir 5 coisas que você busca para empreender nos dias atuais.
1. Satisfação pessoal
É bem possível que a satisfação pessoal seja a grande chave dessa mudança no empreendedorismo. O mundo contemporâneo segue priorizando bastante o dinheiro como símbolo do capitalismo, mas isso não significa que as pessoas seguem o mesmo objetivo.
Atualmente mais do que um retorno financeiro, os empreendedores querem a satisfação pessoal. Mais vale uma ocupação com algo que realmente traga felicidade do que ganhar muito dinheiro e ser infeliz.
Essa é uma mudança interessante e que traz o foco para cada indivíduo. E o empreendedorismo é uma grande oportunidade de buscar a satisfação pessoal sem dúvidas.
2. Estabilidade financeira
Mesmo com o crescimento da satisfação como fator decisivo das escolhas profissionais, o empreendedorismo ainda atrai muito interesse em função da tradicional estabilidade financeira.
Via de regra, essa é a razão que levam as pessoas a buscar o ato empreendedor. O fato é que há uma falsa sensação de estabilidade enquanto empregado, mas que pode terminar a qualquer momento (basta a empresa optar por um desligamento do funcionário).
Com o empreendedorismo você passa a ser dona do seu próprio negócio. Isso representa acima de tudo um grande passo para a independência financeira. Ademais, a estabilidade pode vir acompanhada de trabalhar com algo que você realmente goste – o que é incrível.
3. Flexibilidade de horários
Quantas vezes você já acordou morrendo de sono ou cansada e mesmo assim precisou sair da cama e enfrentar o trânsito para ir trabalhar? O fato é que ao trabalhar para uma empresa você precisa lidar com chefes, rotina e, claro, horários fixos.
O empreendedorismo permite outro tipo de vida onde você será dona da própria vida pessoal e profissional. O seu horário poderá ser montado de acordo com os hábitos pessoais. O sofrimento com o despertador passa a ser algo totalmente secundário.
O único cuidado que você deve ter está na montagem da sua rotina. Flexibilidade de horários não pode ser confundido com ausência de organização.
4. Qualidade de vida
A flexibilidade de horários já ajuda muito, mas não é o único fator que torna do empreendedorismo algo tão buscado pelas pessoas. A qualidade de vida é outro ponto muito importante e que se faz presente.
E aqui não está apenas na flexibilidade dos horários, mas também em outros aspectos como a ausência de um chefe (você é sua própria chefe) ou de regras que são da empresa.
Além disso, você pode montar a sua rotina como bem entender. Quer ir passear em um parque segunda-feira à tarde? Como empreendedora isso é totalmente possível desde que você se comprometa com os seus compromissos em outro momento.
5. Oportunidade de crescer ou expandir o seu negócio
Um dos receios que as pessoas costumam apresentar está ligado ao plano de carreira. Em empresas tradicionais há um caminho a trilhar, fato que faz com que muitos pensem que se trata de uma opção melhor.
O problema é que para crescer dentro de uma empresa externa você depende de vários fatores – e muitos eles não são claros. Toda empresa tem a meritocracia como valor, mas poucas realmente utilizam desse critério nas suas avaliações.
Nesse contexto surge mais um ponto positivo de buscar o empreendedorismo. No seu negócio você trabalhará para si mesma e, portanto, poderá crescer e expandir o seu negócio com o próprio esforço.
Por Empreendedorismo Feminino
CURSOS E MATERIAIS RECOMENDADOS:
Fórmula Negócio Online
Empreende Aroma
Por Empreendedorismo Feminino
CURSOS E MATERIAIS RECOMENDADOS:
Fórmula Negócio Online
Empreende Aroma
0 Comentários
Deixe sua opinião e sugestões