quarta-feira, 17 de julho de 2013

Hoje irei falar sobre a definição de Marketing Direto e sua aplicação.
O Marketing Direto é uma disciplina do Marketing de comunicação que utiliza uma ou mais mídias para obter as respostas desejadas (vender ou montar redes de relacionamento) junto ao público alvo. 
As expressões marketing direto (MD) e marketing de relacionamento (MR) estão ligadas. A MD está mais relacionada a ações de venda e captação, já a MR está ligada aos programas de relacionamento ou fidelização.  Podemos dizer que o Marketing Direto é focado num tipo de consumidor específico, previamente selecionado de acordo com o interesse da empresa ou vendedor.  É importante que este mesmo público tenha interesse pelos produtos ou serviços que são oferecidosNo caso da venda porta a porta, esta relação, fortalece o a interação e relacionamento entre o consultor e o cliente final.
O MD tornou-se uma das principais maneiras de atingir o possível comprador de forma assertiva e eficaz. Portanto, para ser efetivo, é necessário montar uma carteira de clientes que se encaixe no perfil de consumidor almejado e ter conhecimento detalhado da mesma. Por conhecimento detalhado, refiro-me ao banco de dados com informações atualizadas e minuciosas sobre os clientes, tais como: idade, preferências, hábitos, estilo de vida, horários, entre outras, conforme exposto no post que fiz sobre planejamento de venda para revendedores/consultores iniciantes (link). Isto ajudará o consultor a definir a abordagem mais adequada para seu público alvo. 
Este tipo de marketing serve para manter (fidelizar) e atrair novos clientes (captar), possibilitando ações mais direcionadas, com baixo custo. As maiores beneficiadas do marketing direto são as pequenas empresas, que sem muitos recursos financeiros, muitas vezes, não tem como investir em mídias de massa, normalmente, muito caras. Empresas que vendem produtos por catálogos se favorecem diretamente com o MD, como as marcas a seguir: Belcorp, com suas 3 marcas L’Bel, Ésika e CyZone; Avon; Mary Kay; Natura, etc.                                
                                                                             
                                        
Portanto consultor, vamos investir no Marketing Direto! Que é uma poderosa ferramenta para o seu negócio dar certo.

Indicações de livros: 
"Conhecendo Marketing" - do autor Gilson Honorato 











"Marketing Direto" e "Histórias de sucesso em Marketing Direto e as estratégias dos negócios." - do autor Bob Stone
     


Bons negócios para todos!

Bjs

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