Segundo o Sebrae, o Brasil é o quinto mercado mundial de venda
direta (popular porta a porta). Sabemos que hoje em dia, com a vida corrida que
muitos levam, é fundamental oferecer diversas oportunidades de aproximar os
produtos do cliente.
A venda porta a porta vem suprindo esta necessidade e se
expandindo cada vez mais pelo nosso país e pelo mundo. É uma excelente opção,
para quem quer uma renda extra, atuar como consultores/revendedores e
atualmente existe empresas que possibilitam a estes consultores/revendedores
montarem e gerenciarem seus próprios grupos de vendas. Mas, assim como qualquer negócio, é
fundamental o planejamento.
Para elaborar um Planejamento de Vendas
para revendedores/consultores iniciantes é necessário, a princípio, seguir 2 passos básicos:
1 - Definir Objetivos
Deve-se traçar os objetivos
que espera alcançar a curto e longo prazo. Os objetivos servem de norte para
escolher as táticas de venda. Por exemplo, para aquela pessoa que está
começando, um objetivo é montar uma carteira de clientes, ou para aquele que já
está atuando, aumentar sua carteira de clientes e expandir seu
"networking". Com o tempo os objetivos e as táticas de vendas vão mudando,
por isso é muito importante buscar conhecimento, em sites como o do Sebrae (http://www.sebrae.com.br/), livros (duas dicas boas são o "Venda Porta a Porta" do autor João Ribeiro e "Como vender qualquer coisa a qualquer um", autor: Joe Girard), entre outros, para estar sempre atualizado.
2 - Traçar Estratégias
Elaborar estratégias de vendas (como
abordar os clientes, fazer cursos de capacitação que as empresas oferecem,
apresentação e demonstração de produtos, realização de encontros semanais ou mensais, entre outros) permite definir como você atingirá seus objetivos. A
apresentação ao cliente deve ser agradável e positiva para o inicio de um bom
relacionamento, o primeiro contato bem feito possibilita uma boa impressão do
revendedor. Nesta fase é necessário Identificar potenciais clientes, elaborar
uma lista de contatos (nome, telefones, e-mail), isto irá facilitar muito sua
vida. Pode-se começar com parentes, amigos e depois ir expandindo para outras
pessoas (indicações também são bem vidas). Nesta lista também é interessante
ter o máximo possível de informações sobre gostos, hábitos, interesses,
horários, etc, isso te ajudará a montar o perfil de cada cliente, te auxiliará
a escolher os produtos que melhor o traduzem e escolher o melhor momento para a
abordagem.
Um grande abraço a todos!
Foto de Anna Nekrashevich
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