quinta-feira, 27 de junho de 2013

Montando um Planejamento de Vendas para revendedores/consultores iniciantes.





Segundo o Sebrae,  o Brasil é o quinto mercado mundial de venda direta (popular porta a porta). Sabemos que hoje em dia, com a vida corrida que muitos levam, é fundamental oferecer diversas oportunidades de aproximar os produtos do cliente.
                                      
 A venda porta a porta vem suprindo esta necessidade e se expandindo cada vez mais pelo nosso país e pelo mundo. É uma excelente opção, para quem quer uma renda extra, atuar como consultores/revendedores e atualmente existe empresas que possibilitam a estes consultores/revendedores montarem e gerenciarem seus próprios grupos de vendas.  Mas, assim como qualquer negócio, é fundamental  o planejamento.
Para elaborar um Planejamento de Vendas para revendedores/consultores iniciantes é necessário, a princípio,  seguir  2 passos básicos:
1 - Definir Objetivos
Deve-se traçar os objetivos que espera alcançar a curto e longo prazo. Os objetivos servem de norte para escolher as táticas de venda. Por exemplo, para aquela pessoa que está começando, um objetivo é montar uma carteira de clientes, ou para aquele que já está atuando, aumentar sua carteira de clientes e expandir seu "networking". Com o tempo os objetivos e as táticas de vendas vão mudando, por isso é muito importante buscar conhecimento, em sites como o do Sebrae (http://www.sebrae.com.br/), livros (duas dicas boas são o "Venda Porta a Porta" do autor João Ribeiro e "Como vender qualquer coisa a qualquer um", autor: Joe Girard), entre outros, para estar sempre atualizado.
2 - Traçar Estratégias
Elaborar estratégias de vendas (como abordar os clientes, fazer cursos de capacitação que as empresas oferecem, apresentação e demonstração de produtos, realização de encontros semanais ou mensais, entre outros) permite definir como você atingirá seus objetivos. A apresentação ao cliente deve ser agradável e positiva para o inicio de um bom relacionamento, o primeiro contato bem feito possibilita uma boa impressão do revendedor. Nesta fase é necessário Identificar potenciais clientes, elaborar uma lista de contatos (nome, telefones, e-mail), isto irá facilitar muito sua vida. Pode-se começar com parentes, amigos e depois ir expandindo para outras pessoas (indicações também são bem vidas). Nesta lista também é interessante ter o máximo possível de informações sobre gostos, hábitos, interesses, horários, etc, isso te ajudará a montar o perfil de cada cliente, te auxiliará a escolher os produtos que melhor o traduzem e escolher o melhor momento para a abordagem.


 Um grande abraço a todos!


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